O aluno deverá ler e refletir sobre as camadas internas da Terra, após essa aula será colocada outras atividades referente ao texto Foi utilizado durante a aula uma imagem das camadas internas do Planeta e também dois vídeos comparando em escalas das construções humanas com as camadas internas da Terra, após a continuação do texto e
os vídeos em aula, os alunos tiveram que preencher uma tabela que contém nas colunas as camadas e nas linhas a direita os alunos teriam que relacionar com o cabeçalho que perguntavam como é encontrado? Profundiade? Composição? Após os alunos terem respondido, deveriam responder mais duas questões as quais eles deveriam com conhecimentos prévios responder cada uma delas.
Os vídeos disponíveis em aula foram:
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Estrutura da Terra (continuação...)
O núcleo da Terra, unidade central do planeta , é formado por materiais bem mais denso (volumoso, pesado) que os do manto ou da crosta, com predomínio de níquel e ferro. As temperaturas nessas áreas elevadíssimas, chegam a atingir 4.800oC. Apesar das elevadas temperaturas, acredita - se que o centro desse núcleo, chamado interno, seja sólido em razão da imensa pressão exercida pelas camadas superiores a ele. O núcleo interno começa a 5.150 km e vai até o centro do planeta, que esta 6.731 km de profundidade. Outro fenômeno importante para compreender melhor o interior da Terra é o chamado grau geotérmico, isto é, o aumento progressivo da temperatura conforme se adentra o núcleo do planeta. A cada 30 metros de profundidade na litosfera, em média, a temperatura aumenta cerca de 1oC. Mas abaixo da litosfera esse aumento é maior, daí a temperatura chegar até os 4.800oC no interior do planeta. Outro elemento importante para entender as diferentes camadas internas da Terra é a ação da gravidade. Como o planeta é, provavelmente, um dos fragmentos da nebulosa que deu origem ao Sistema Sola, durante bilhões de anos ele foi esfriando e, gradativamente, passando do estado gasoso para os estados líquidos e sólido. Nesse processo, os materiais mais densos concentraram - se no núcleo da Terra e os menos densos ficaram mais próximos da superfície. É semelhante ao que ocorre quando se misturam vários materiais em um recipiente: os mais leves, como água, ficam na superfície, e os mais pesados ou densos permanecem no fundo.
Devolutiva esperada: O aluno deverá ler, assistir os vídeos, pesquisar no próprio texto e responder as questões de compreensão e memorização reflexiva, deverá também ter uma noção de profundidade dessas camadas e do que são formadas de acordo com a variação de elementos químicos, temperatura e densidade.
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