chacara

sábado, 18 de abril de 2020

Atividade de Ciências 8 º ano

CLIMA E TEMPO



           O tema desta aula “Clima e Tempo” aborda as variáveis utilizadas nos processos de previsão do tempo, e as diferenças entre o clima e o tempo. A atividade se inicia explorando os conhecimentos prévios sobre a previsão do tempo, seguindo com uma comparação do tempo entre cidades localizadas em diferentes regiões do nosso planeta e os fatores que auxiliam em sua determinação.


Saber observar os sinais da natureza e estabelecer relações entre esses sinais foram ações fundamentais para civilizações mais antigas, seja pela conquista de territórios, seja para gerir plantações e criações de animais. Apesar de a meteorologia ser uma ciência antiga, foi apenas em meados do século XVII que fazer previsões refinadas sobre o clima se tornou possível. Isso ocorreu devido ao avanço das comunicações e à troca de dados e informações entre as pessoas de diversas regiões do globo. Hoje, as previsões são feitas por modelos computacionais que levam em consideração vários parâmetros associados à regulação do clima, como o relevo, as massas de ar, as correntes oceânicas, a altitude, a umidade e a radiação solar.

Mas você já se perguntou qual a diferença entre a previsão do tempo e o clima? Quando falamos em tempo (no sentido das características do ambiente e não em tempo do relógio), estamos nos referindo a um estado médio da atmosfera em um dado período e em um lugar específico. Em contrapartida, o clima leva em consideração a síntese do tempo em um dado lugar, considerando um período de 30 a 35 anos. O clima é, portanto, uma conclusão construída a partir de observações realizadas por longos períodos. Por ser um período longo, muitos fatores podem interferir nos parâmetros que são levados em consideração.




Para saber mais assista aos vídeos a seguir:


 TEMPO E CLIMA: QUAL É A DIFERENÇA?  CLIQUE AQUI

 TEMPO E CLIMA COM A TURMINHA CPTEC CLIQUE AQUI

 CLIMATOLOGIA: QUAL A DIFERENÇA ENTRE CLIMA E TEMPO? CLIQUE AQUI

  ATMOSFERA - CLIMA E PREVISÃO DO TEMPO CLIQUE AQUI



Você tem o hábito de consultar a previsão do tempo? O que geralmente ouvimos? Nesta atividade, vamos conhecer as estratégias usadas para prever o clima.

Questão 1 Liste quais são as informações que você, geralmente, vê na previsão do tempo da sua cidade. Se preferir, consulte a previsão do tempo de hoje na internet e relate o que você encontrou.

Questão 2 Pesquise agora a previsão do tempo de hoje para diferentes locais: Rio Branco (Acre), Uruguaia- na (Rio Grande do Sul), Billings (Montana, nos Estados Unidos), Oslo (Noruega), Buenos Aires (capital da Argentina), Antananarivo (ilha de Madagascar) e Adelaide (Austrália). Elabore uma tabela, e coloque os parâmetros da previsão do tempo que você encontrar, como temperatura, umidade e velocidade do vento, associando-os a cada um dos lugares. Dê um título à sua tabela.

Questão 3 Faça uma análise comparativa dos dados que você colocou na sua tabela. Procure estabelecer relações entre as diferentes áreas, por exemplo: se você escolheu a temperatura como um dos parâmetros de previsão do tempo, compare os valores de temperatura entre as cidades. Há valores mais baixos ou mais altos? Há valores iguais? Use o mapa-múndi para ajudar a estabelecer essas relações.

Questão 4 A previsão do tempo faz parte da nossa vida cotidiana, como pudemos verificar pela facilidade que tivemos para conseguir as informações da questão 2. Mas como era feita a previsão do tempo sem os equipamentos que temos hoje? Pesquise três formas de prever o tempo, sem usar equipamentos modernos.




As atividades deverão ser realizadas no caderno do aluno, na matéria de ciências, registrando as informações coletadas e as respostas das questões. Nos comentários abaixo, escreva como foi realizar esta atividade. Não se esqueça de colocar seu nome completo e sua turma.

4 comentários:

  1. Realizei as atividades no caderno.
    Matheus Medeiros De Carvalho 8°A

    ResponderExcluir
  2. EU REALIZEI AS ATIVIDADES
    GUSTAVO DOS SANTOS CAMARGO
    8A

    ResponderExcluir
  3. Eu Laiza Lago de Souza do 8-c consegui resolver as questões no caderno .

    ResponderExcluir