O tema desta aula “Energia que
vem do céu”, envolve a noção de eletricidade: o que ela é, como ela ocorre e
onde podemos presenciá-la em nosso dia a dia, e será desenvolvida ao longo das
semanas. A primeira atividade se inicia explorando os conhecimentos prévios
sobre raios, simpatias, lendas, métodos preventivos que as famílias costumam
falar às filhas e filhos, isso junto com as noções míticas sobre os raios. Na segunda
atividade a partir da prática e da investigação, será abordada a natureza
elétrica da matéria.
Texto: Raios e Trovões
Para os babilônicos antigos, o raio era resultado da fúria do deus
Adad. Na Grécia, o raio era lançado pelos ciclopes, as criaturas de um olho só,
para punir os homens arrogantes. Para os nórdicos, Thor produzia os raios ao
lançar o seu martelo. Para o povo indígena Guarani Mbya do Sul e Sudeste do
Brasil, um raio sobre uma árvore indica uma punição ou susto contra ela e deve
ser lido como um sinal para que alguma coisa na aldeia mude. Não importa o
tempo ou a explicação, os raios são fenômenos da natureza que assustam animais
e humanos de qualquer idade. Por isso, todo mundo sempre tem alguma história,
lenda ou simpatia com raios.
É inegável que esses acontecimentos da natureza representaram muito
para diversas culturas ao longo do tempo. Mas, mais do que um papel no
imaginário dos povos, os raios têm papel essencial no desenvolvimento da vida
no planeta Terra e também podem ser usados para gerar energia elétrica
consumível nas nossas residências.
Atividade 1 – Raios e
Trovões
Faça a leitura do
texto – Raios e Trovões e responda em seu caderno as questões.
Questão 1 Você já ouviu alguma? Pergunte em casa, quais mitos,
lendas ou histórias sobre raios
essas pessoas conhecem. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar que em caso
de tempestade, não se deve ficar no mar ou na piscina, talvez tenha ouvido algo
sobre árvores e raios, sobre equipamentos eletrodomésticos, sobre coisas que
“atraem raios”, enfim, muito se fala sobre esse impressionante fenômeno no dia
a dia. Você pode utilizar também as suas redes sociais para compartilhar
histórias e lendas sobre raios. Escreva
as informações coletadas sobre os raios, não se esqueça de registrar os
nomes das pessoas que te ajudaram.
Questão 2 Você já parou para pensar de onde vêm os raios? Como eles
se formam e o que é necessário para que eles aconteçam? Anote, a seguir,
algumas das suas observações e hipóteses iniciais sobre esse fenômeno.
a) O que é necessário para que um raio “caia”?
b) Do que é
formado um raio?
Atividade 2 - As forças invisíveis
Realize o experimento e responda as questões a seguir:
Questão 3 Escreva, no caderno, quais
foram as mudanças que ocorreram da situação 3 para 4.
Questão 4 Elabore uma hipótese que
explique as mudanças que ocorreram no experimento.
Para realizar a Atividade 2 CLIQUE AQUI
As atividades deverão ser realizadas no caderno do aluno, na matéria de ciências, registrando as informações coletadas e as respostas das questões. Nos comentários abaixo, escreva como foi realizar estas atividades. Não se esqueça de colocar seu nome completo e sua turma.
As atividades deverão ser realizadas no caderno do aluno, na matéria de ciências, registrando as informações coletadas e as respostas das questões. Nos comentários abaixo, escreva como foi realizar estas atividades. Não se esqueça de colocar seu nome completo e sua turma.
Foi tranquilo!!!
ResponderExcluirLuziara Isabela Oliveira da Silva
9 A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiratividade feita
ResponderExcluirLORRÂ BERNARDO DOS SANTOS JACOME
9A