chacara

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Atividade de Geografia do 6° Ano

A TERRA NO ESPAÇO  




1 - A ideia de que ocorrem horários diferentes em diversas partes do planeta ai mesmo tempo pode parecer estranha para muitas pessoas. Por que não ocorreu um único horário em todos os lugares do mundo?

2 - Por que Miguelito começou a andar na ponta dos pés após ouvir a explicação da Mafalda?


Para assistir o vídeo: CLIQUE AQUI


Texto em discussão:

A Terra no espaço

    Os seres humanos habitam o planeta Terra, que é um dos inúmeros astros do Universo. A Terra, mais especificamente a sua superfície, é, portanto, a nossa morada como também a dos demais seres vivos. A
Terra orbita (executar trajetória em torno de outros astros; girar em torno) ao redor de uma estrela - o Sol - , cuja luminosidade e cuja temperatura, transmitidas por seus raios, possibilitam a existência de vida no planeta e influenciam sua dinâmica física, climática, hidrológica (das águas), etc. Dessa forma, muitos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre têm origem no espaço exterior a ela.

    A vida na Terra também sofre uma influência muito importante da Lua, o satélite natural que orbita nosso planeta. O sol e a Lua despertam curiosidade dos seres humanos há milhares de anos. Esses astros são personagens de inúmeros mitos e lendas e já foram considerados divindades, isto é, deuses ou seres sobrenaturais para alguns povos. Povos da Antiguidade, assim como as inúmeras sociedades indígenas, sempre utilizaram o Sol, a Lua e as estrelas como uma espécie de agenda do clima e como referência para se orientar.

Diversas sociedades humanas em diferentes épocas se dedicaram a observar o céu, o movimento dos astros, o caminho do Sol, as fases da Lua, o brilho das estrelas e os desenhos que formam o céu noturno - as constelações (como mostram as imagens em anexo) O Sol é indispensável para a vida na Terra, pois o calor e a luz solar fornecem a energia vital para os vegetais, os animais e os seres microscópicos. A energia vinda do Sol também é responsável pela formação dos ventos, pela evaporação das águas, pelas variações da temperatura do ar e por outros fenômenos na superfície terrestre.

A distância do planeta Terra ao Sol é de, aproximadamente, 150 milhões de quilômetros. Se ele estivesse mais perto, como ocorre com os planetas Mercúrio e Vênus, o calor seria tão intenso que toda a água evaporaria e provavelmente não existiria nenhuma forma de vida na Terra. Porém, se estivesse mais distante, como outros planetas (Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), o frio seria tão intenso que toda a água congelaria e provavelmente não existiria vida na Terra.


Constelação de Órion





Constelação de Escorpião




Constelação indígena





Nenhum comentário:

Postar um comentário