chacara

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Atividade de Educação Física do 7° Ano

MODALIDADES OLÍMPICAS - NATAÇÃO


A natação é uma atividade física praticada na água. Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo.

A natação nos Jogos Olímpicos é disputada desde a edição de 1896, sediada na Grécia, a primeira Olimpíada da Era Moderna. ... A partir da Olimpíada de 1912, na Suécia, foi aberta para mulheres competirem. A modalidade é a segunda que mais distribui medalhas, ficando atrás apenas do atletismo.

Este esporte auxilia no desenvolvimento cardiovascular e articular. É uma das poucas modalidades que mexe com todos os músculos sem impacto. ... É o único esporte praticado na horizontal”, explica o técnico. Além destes, a natação também traz benefícios no que diz respeito ao corpo, a mente e à vida social.

NADO LIVRE (CRAWL)
Além de ser o mais simples, também é o mais praticado e rápido. Nele, a pessoa se posiciona com a parte frontal do corpo voltada para o fundo da piscina. As pernas esticadas, semiflexionadas e os pés estendidos se movimentam com golpes curtos, como se estivessem dando chutes, alternando direita e esquerda rapidamente. O movimento dos braços também é alternado, de forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro comece a fazer o mesmo. Assim, quando um dos braços estiver fora d’água, o nadador pode virar a cabeça para este lado e respirar.

NADO DE COSTAS
No nado de costas, o nadador permanece durante todo o percurso com o abdome voltado para fora da água. A movimentação dos pés e pernas é semelhante a do livre (crawl). Os braços também se revezam alternadamente, ora dentro, ora fora d’água, passando junto à orelha, com a palma da mão virada para fora. Em seu movimento até o quadril, o braço empurra a água e impulsiona o corpo na direção contrária.

NADO PEITO
Este é o mais lento dos estilos, executado com o corpo e os braços estendidos, as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto dentro d’água. As pernas são trazidas junto do corpo, com joelhos dobrados e abertos, enquanto os braços se abrem e recolhem à altura do peito. Em seguida, as pernas são impelidas para traz, para impulsionarem o nadador, em um movimento parecido com o de uma rã. Ao mesmo tempo, os braços são estendidos para frente. A inspiração do ar é feita no final da puxada do braço, quando se ergue a cabeça para fora da água.

NADO BORBOLETA
O nado borboleta é o mais difícil de ser realizado, por ser o mais pesado. Exige força para empurrar a água e, ao mesmo tempo, flexibilidade para enfrentar a resistência dela. Neste nado, a barriga da pessoa estará voltada ao fundo da piscina. O movimento da perna é em ondulações, com ambas alongadas e juntas, sem bater os pés. Os braços devem ser trazidos à frente simultaneamente sobre a água e depois levados para juntos para traz. A respiração pode ser feita a cada duas ou cinco braçadas.

Além disso, vale destacar que existem também as competições de nado medley, onde os competidores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e livre.

NATAÇÃO NAS OLIMPÍADAS
Para assistir o vídeo CLIQUE AQUI

NADO LIVRE(CRAWL)
Para assistir o vídeo CLIQUE AQUI

NADO COSTAS
Para assistir o vídeo CLIQUE AQUI

NADO PEITO
Para assistir o vídeo CLIQUE AQUI

NADO BORBOLETA
Para assistir o vídeo CLIQUE AQUI

SE VOCÊ GOSTOU E SE INTERESSOU, PESQUISE POIS EXISTEM MUITOS VIDEOS SOBRE ESSA MODALIDADE OLÍMPICA.

ESPERO QUE ESTEJAM BEM E COM SAÚDE! ESSA FASE RUIM VAI PASSAR.

Prof. Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário