ESTRUTURA DA TERRA
De forma simplificada, costuma - se dividir a estrutura da Terra em três partes ou camadas prinipais: a crosta terrestre, o manto e o núcleo; este último pode ser dividido em núcleos interno e externo, conforme a imagem em anexo. A crosta terrestre, ou litosfera, é a camada sólida e superficial da Terra, composta de rochas e minerais.
Costuma - se ser comparada à casca de um ovo, pois sua espessura é pequena em relação ao tamanho total do planeta. Nela é possível distinguir: A crosta continental, que forma os continentes e apresenta áreas com profundidade entre 30 quilômetros e 80 quilômetros de espessura; A crosta oceânica, com menor espessura, situada abaixo dos oceanos e mares.
O manto situa - se sob a crosta terrestre. Sia profundidade chega até 2900 quilômetros. Uma grande parte do manto encontra - se na forma viscosa (pastoso, pegajoso), ou seja, na mesma forma do magma (massa mineral viscosa, em estado de fusão, ou seja, entre o estado sólido e o líquido. Está situada a frande profundidade da superfície terrestre.
O maga se solidifica quando esfria, dando origem às rochas ígneas). Isso explica por que blocos da crosta terrestre - as chamadas placas tectônicas, que estudaremos mais à frente - se encontram em movimento, como se deslizassem lentamente sobre componentes escorregadios.
Para assistir o vídeo: CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário