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segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Atividade de História 8º ano

ESTÁTUAS E MONUMENTOS PÚBLICOS: ESTÁ NA HORA DE RESSIGNIFICAR O ESPAÇO PÚBLICO.


Olá queridos alunos!

Os protestos do “Black Lives Matter”, originado nos EUA e difundido pelo mundo, nos trouxe não apenas o debate sobre a violação do direito à vida do povo negro pela violência policial, mas também, nos trouxe o debate sobre a ressignificação do patrimônio histórico, com o movimento de “derrubada de estátuas”, pelos manifestantes.

O que fazer quando uma estátua de uma figura histórica que representa a violação de direitos humanos faz
parte do cotidiano de uma cidade?

As opiniões sobre o movimento de “derrubada de estátuas” são diversas, até mesmo entre os historiadores!

Destruir e colocar outra no lugar? Não destruir, guardar em um museu e explicar o porquê que aquela
estátua está sendo retirada do espaço público?

E aqui no Brasil, mais especificamente na cidade de São Paulo, muitos monumentos e estátuas exprimem
um passado de violência escravista e genocida contra os povos indígenas e escravizados no nosso país.
Vamos refletir sobre esta questão!

Patrimônio histórico: O patrimônio histórico representa os bens materiais ou naturais que possuem
importância na história de determinada sociedade ou comunidade. Podem ser prédios, ruínas, estátuas,
esculturas, templos, igrejas, praças e etc.

Ressignificar: Trata-se de atribuir um novo significado a algo, isto é, dar um sentido diferente a alguma
coisa.

Assistam ao vídeo: CLIQUE AQUI



A atividade de hoje será em diálogo com a atividade da disciplina de Artes: a leitura de ambas será
necessária para ampliar seu conhecimento referente a este tema.

Respondam as questões: CLIQUE AQUI

Quaisquer dúvidas, deixar nos comentários abaixo.

Grata,
Profa Raysa.

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