ESCULTURA - RACISMO E VIOLÊNCIA NO BRASIL
Olá queridos alunas! Minha proposta neste vídeo é observarmos a escultura Tião, do artista Flávio Cerqueira, além disto vamos observar alguns dados e continuar nossa reflexão sobre arte e racismo no Brasil.
Para assistir o vídeo: CLIQUE AQUI
Observe a escultura Tião, 2017.
Bronze. 120 x 35 x 35 cm) do artista Flávio Cerqueira, para nos ajudar a refletir sobre o problema do racismo, da violência e do preconceito no Brasil.
Leia com atenção
“Tião, 2017, realmente, é um anti-herói dignificado pelo bronze. Ele é insubmissão da arte contemporânea que utiliza a técnica tradicional para discutir os marginalizados. Citação, ironia e resistência no dia a dia marcam o fazer de Flávio Cerqueira. Nas suas esculturas, negros e mestiços protagonizam situações de introspecção e reflexão. Segundo a crítica de arte brasileira, eles representam novas versões para a história oficial do País.”
Trecho extraído do Jornal da USP, por Alecsandra Matias de Oliveira, doutora em Artes Visuais pela ECA-USP e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
Atlas da Violência: Brasil registra mais de 65 mil homicídios em 2017
“O Brasil atingiu, pela primeira vez em sua história, o patamar de 31,6 homicídios por 100 mil habitantes. A taxa, registrada em 2017, corresponde a 65.602 homicídios naquele ano e revela a premência de ações efetivas para reverter o aumento da violência.”
“O estudo identifica dois fenômenos no país: enquanto mais estados reduzem a taxa de letalidade violenta, há forte crescimento no Norte e no Nordeste.”
“O estado com maior crescimento no número de homicídios em 2017 foi o Ceará, que registrou alta de 49,2% e atingiu o recorde histórico de 5.433 mortes violentas intencionais, causados por armas de fogo, droga ilícita e conflitos interpessoais. No Acre, a variação foi de 42,1% em 2017, totalizando 516 homicídios – considerando-se o período de 2007 a 2017, o número de homicídios subiu 276,6% no estado.”
Perfil das vítimas
"Homem jovem, solteiro, negro, com até sete anos de estudo e que esteja na rua nos meses mais quentes do ano entre 18h e 22h. Este é o perfil dos indivíduos com mais probabilidade de morte violenta intencional no Brasil. Os homicídios respondem por 59,1% dos óbitos de homens entre 15 a 19 anos no país.”
Trechos extraídos do site do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Agora, relacione os textos e as imagens que você viu e responda:
Qual a relação entre a escultura Tião, de Flávio Cerqueira, com os números apresentados pelo Atlas da Violência no Brasil?
Estou aguardando sua participação,
Qualquer dúvida é só escrever um comentário ou um e-mail.
Ótima semana e bom trabalho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário