Como exercícios propostos pelo “Trilhas da cidade”, o desenvolvimento das aulas que estou explicitando
ainda são muito introdutórias para o desenvolvimento dessas questões, sendo que ainda estou desenvolvendo
temas introdutórios de localizações e noções de cartografia.
Os exercícios expostos foram:
Por que a linha do equador foi traçada na parte mais larga do planeta?
2 - Explique por que somente nos ́seculos XV e XVI surgiram os primeiros mapas - múndi representando de forma
mais precisa todos os continentes da superfície terrestre.
3 - Por que se diz que é apenas uma convenção representar o polo norte na parte de cima e o polo sul na parte de
baixo no mapa?
4 - Imagine um planisfério em que o Brasil seja retratado de maneira centralizada. Ele está correto? Por quê?
5 - Observe os mapas em anexo. Elas mostram o mapa elaborado de acordo com os escritos de Hecateu de Mileto
(Mapa 1) e o mapa de Abraham Ortelius (mapa2, que representam o mundo conhecido pela humanidade na época
em que esses geógrafos viveram. Agora, faça o que se pede.
A) Compare os dois mapas e aponte as diferenças entre eles.
B) Aponte que representação difere mais dos mapas - múndi confeccionados atualmente. Justifique sua resposta.
Os exercícios buscam repostas através de imagens, vídeos , textos e resumos, tedo como conteúdo de
localizações no espaço geográfica
Espera -se que o aluno tenha compreendido as noções de localizações no espaço geográfico, tais como hemisférios (Norte e Sul), buscando através da história da cartografia e da geografia as modificações que transformaram e ainda transforma as técnicas de auxílio de localizações.
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