DIREÇÕES E PONTOS CARDEAIS
Você já viu que a Terra tem dois polos geográficos, o norte e o sul. Os polos serviram de referência para se estabelecerem as direções norte e sul. Ou seja, quando estamos próximos à linha do equador, rumando em direção ao polo norte, estamos indo para o norte; ao contrário, quando apontamis para o polo sul, estamos indicando o sul.
Além da noção de orientação mencionada acima, é comum dizer que o nascer do sol ocorre quando este surge no horizonte pela manhã, enquanto o momento em que o Sol desaparece no horizonte, ao final da tarde, é conhecido como pôr do sol. Essas palavras são usadas porque os povos antigos, como os egípcios, acreditavam que um novo Sol nascia a cada dia, enquanto, ao entardecer, ele ia lentamente morrendo. Hoje, sabemos que não é isso que acontece. Pela manhã, o Sol surge no horizonte e á noite desaparece nele por conta do movimento de rotação da Terra, isto é , o movimento de rotação da Terra, isto é, o movimento que o planeta faz por conta do movimento de rotação da Terra, isto é, o movimento que o planeta faz ao redor de si, do eixo que vai do polo norte até o polo sul, atravessando o centro. No entanto, os termos nascer e pôr do sol permaneceram devido à tradição de seu uso.
Com base em nosso corpo e nas noções de leste e de oeste, também podemos estabelecer as demais direções: se posicionarmos o braço direito em direção ao local onde o Sol "nasce", teremos o leste (este, oriente ou nascente). Consequentemente, à nossa nossa esquerda estará o oeste (ou poente ou ocidente), onde o Sol se põe ou desaparece nos fins de tarde. A partir dessa orientação,teremos à frente a direção norte e, atrás de nós, a direção sul. Portanto, o leste ou "nascente" é o primeiro ponto cardeal. A partir dele foram estabelecidos os demais pontos ou direções cardeais. Esses pontos podem ser observados em uma rosa dos ventos, figura encontrada em mapas e cartas utilizadas por navegadores que mostra todas as direções cardeais, colaterais e subcolaterais. Observe na imagem em anexo. Esses pontos podem ser observados em uma rosa dos ventos, figura encontrada em mapas e cartas utilizadas por navegadores que mostra todas as direções de orientação.
Essa representação indica quais são as direções cardeais, colaterais e subcolaterais. Hoje também sabemos que o Sol aparece na direção leste toda manhã e se põe na direção oeste no fim da tarde devido ao chamado movimento aparente do Sol. Esse movimento é a impressão que uma pessoa que está na Terra tem ao olhar para o céu e ver o deslocamento que o Sol faz no horizonte. Para esse observador, o Sol parece ir da direção leste para oeste, o que poderia nos fazer pensar que ele fira ao redor do nosso planeta.
No entanto, o que ocorre na verdade e o movimento constante de rotação da Terra realizado de oeste para leste. Dessa forma, quem se desloca constantemente é o observador, pois ele está na superfície do planeta. Essa impressão é semelhante à que temos quando viajamos de trem ou estamos no carro em uma estrada e olhamos pela janela: parece que as árvores e outros objetos estão se deslocando no sentido contrário nosso, porém o que se move, nesse caso, é o veículo.
VÍDEO: CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário