chacara

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Atividade de Língua Portuguesa do 6º ano


CARTA E HISTÓRIAS VÍVIDAS


·       TEMA 1: CARTA

          Escreva uma carta pessoal para seu (sua) melhor amigo (a). Faça isso em seu caderno de acordo com as orientações das aulas anteriores.


TEMA 2: HISTÓRIAS VÍVIDAS

O gênero “relato de experiência” possui as seguintes características:

·         *Presença de narrador que organiza as experiências e os acontecimentos interferindo nas emoções do leitor.

·         *Em alguns momentos, os próprios personagens falam; em outros, a voz do narrador relata acontecimentos, como se eles ocorressem no momento da leitura.

·         *Uso de linguagem figurada, com recurso da comparação usada para oferecer ao leitor mais elementos para imaginar o que está sendo narrado.

·        * Combinação de tempos diferentes, dando ao leitor ora a sensação de estar no passado, ora de estar no presente.

Dito isso, leia o relato a seguir para responder às questões:

O fotógrafo que é cabinha de nascença.
“Nasci no Crato, Cariri cearense, como dizem por cá, “sou cearense de pai, mãe e parteira”. Cresci em Nova Olinda, ao lado da Chapada do Araripe. E foi ali que aprendi com os cabinhas o jeito carirense de ser menino. O tamanho da cidade permitia brincar do se esconda percorrendo todas as ruas, dava até para se aventurar em qualquer lugar de mato que a vista escolhesse. Foi na infância que descobri o fantástico mundo das imagens. Foi com meu avô que fiz essa descoberta. Ele tinha uma oficina de onde saíam os brinquedos mais fantásticos. De lá saiu a minha primeira câmera, uma caixa escura feita com resto de tudo o que se possa imaginar.
A vontade de fotografar e filmar foi crescendo junto comigo e, na Fundação Casa Grande, com um grupo de cabinhas, criamos a TV Casa Grande, nosso próprio canal de TV. Lá aprendi a filmar, editar, fotografar, mas principalmente escutar e gostar das histórias que ia ouvindo. Na Casa Grande, eu me formei fotógrafo e de lá saí para ver e registrar as belezas do meio do mundo. Hoje venho encontrando com outras histórias Brasil afora e há quatro anos fotografo meninos e meninas de norte a sul em parceria com o projeto Infâncias.”
Questões:

1) O que significa a palavra “cabinha” no texto? O que você observou para chegar a essa conclusão?

2) Com base no que Samuel relata, por que a fotografia pode ter se tornado tão importante na vida dele?

3) Qual o tema mais atual da fotografia de Samuel e o que ele está buscando conhecer e contar por meio das imagens?

4) Há algo que você queira destacar nesse relato? Alguma passagem que queira comentar?

5) Com base no relato lido, pode-se concluir, que por meio de um relato, procura-se, principalmente, fazer o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário