A HISTÓRIA DOS RIOS INVISÍVEIS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Olá queridos! Hoje iremos aprender sobre a história ambiental da cidade de São Paulo. Mais precisamente, iremos descobrir como a nossa cidade com o passar do tempo e devido ao seu crescimento desordenado, isto é: sem um planejamento de cidade que equilibrasse a preservação da natureza com o desenvolvimento urbano. “Enterrou” um dos recursos naturais mais preciosos do planeta: seus rios e córregos.
Você já pensou na possibilidade de estar passando por uma rua e embaixo dela estar correndo um rio ou córrego de águas cristalinas? E no seu bairro, você já pensou em quantos rios passam bem debaixo dos seus pés?
É muito comum na cidade de São Paulo já termos caminhado sobre ruas, que em um passado não tão distante, eram rios ou córregos de águas cristalinas e cheia de peixes.
Porém, é fato que existe uma época do ano em que todos os paulistanos percebem a existência desses córregos “enterrados”: a época do verão com as fortes chuvas.
Nesta aula vamos aprender quais foram as ações políticas e sociais (ou a falta delas), que permitiram o crescimento da nossa cidade sem um planejamento que preservasse esse recurso natural tão valioso.
Assista ao vídeo: CLIQUE AQUI
Veja também este vídeo: CLIQUE AQUI
Após refletirem sobre a problematização dos rios da cidade de São Paulo, respondam as questões disponíveis no link: CLIQUE AQUI
Quaisquer dúvidas, deixar nos comentários abaixo.
Abraços, Profª Raysa
Nenhum comentário:
Postar um comentário