ANÚNCIO PUBLICITÁRIO – parte 1.
Vídeo: CLIQUE AQUI
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO – PARTE 1
Anúncio Publicitário
A todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em
outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou através da mídia. Elas
fazem parte dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação
sociocomunicativa entre as pessoas.
A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor)
tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade
de um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo.
Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a
propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a
afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o
anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante
saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a
serem aplicadas.
Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:
Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de
palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de
atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a
atenção de acordo com as características do produto anunciado.
Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com
frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores
destinados.
Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do
anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada,
para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso
conhecimento. Como por exemplo: “TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL
- Te dá Asas!
ATIVIDADE
(COPIE E RESPONDA NO CADERNO)
1) O que é um anúncio publicitário e qual é sua finalidade?
2) Onde podemos encontrar um anúncio publicitário?
3) Qual é a estrutura de um anúncio publicitário?
Nenhum comentário:
Postar um comentário