Matéria
Estados físicos da matéria CLIQUE AQUI
Vídeo
Influência da pressão na mudança de fase CLIQUE AQUI
Atividade 7 – A Influência da Temperatura e da Pressão sobre a Água
As mudanças de estado físico da matéria dependem da temperatura e da pressão.
Quando uma substância é aquecida, ela ganha energia térmica (calor), o que leva a agitação de suas
partículas. As forças que mantêm as partículas unidas são então enfraquecidas e isso resulta em mudanças de estado físico: do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso, e do sólido para o gasoso.
Já quando uma substância é resfriada, ela perde energia térmica e a agitação das suas partículas começa a diminuir. Com isso a força de atração entre as partículas aumenta e ocorrem as mudanças de estado físico: do gasoso para o líquido, do líquido para o sólido, e do gasoso para o sólido.
Cada substância tem um valor de temperatura de ebulição e temperatura de fusão, sempre considerando a pressão atmosférica universal, que é ao nível do mar e igual a 1 atm.
Quando a pressão varia, as temperaturas em que ocorrem as passagens de estado físico também variam. Quanto menor a pressão atmosférica, menor a temperatura de ebulição. Quanto maior a pressão, maior a temperatura de ebulição.
Questão 1 Pesquise e faça um esquema que represente todas as mudanças de estado físico da água.
Questão 2 A passagem do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido, ou vice-versa, é denominada de sublimação. Tal processo só ocorre em condições adequadas de pressão e temperatura. No caso da água, a sublimação ocorre sob condições especiais, um exemplo está nos cometas, que têm gelo em sua composição. Pesquise e escreva o que ocorre quando um cometa passa, em sua órbita, muito próximo do Sol.
Questão 3 Considerando a pressão, explique qual a vantagem de utilizar uma panela de pressão no cozimento de alimentos.
Questão 4 Você já fez desenhos em um espelho no banheiro depois que ele ficou “embaçado” após o banho? Explique esse fenômeno que faz o vidro embaçar em uma situação como essa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário